No dia dos Namorados preparamos algumas orientações para quem pretende ir morar com seu(ua) parceiro(a), porque no final de contas é um grande passo para o casal que deve ser muito bem planejado.
Planejando o Futuro
A organização financeira deve ser debatida e bem planejada entre o casal, como serão divididos os custos e quem pagará o que. Para isso devem levar em conta os rendimentos e fazer escolhas justas para não pesar apenas de um lado.
Além disso, planejar a primeira compra de imóvel (mesmo que no início ambos morarem de aluguel) é importante. Analisar as despesas, cortar gastos desnecessários e definir uma quantia para ser aplicada/investida é o ideal para conseguirem essa meta.
Na matéria “Casou? Saiba como encontrar o imóvel perfeito!” você encontra dicas de como escolher o imóvel ideal, seja para alugar ou comprar:
https://www.blogdagerais.com.br/casou-saiba-como-encontrar-o-imovel-perfeito/
Regras de convivência e organização da rotina
Quando o casal for morar junto as rotinas sofrerão adaptações. Haverá hábitos ou costumes que podem incomodar o(a) parceiro(a) e por isso ambos devem conversar para chegar a um acordo para minimizar o problema.
Outro ponto é a definição de períodos específicos para cada um executar uma atividade que gosta de fazer sem o companheiro(a), como pode exemplo praticar algum esporte com amigos. Apesar de morar juntos cada um continua tendo suas preferências individuais e elas devem ser respeitadas.
Além disso, a organização do lar também leva em conta a divisão e execução das tarefas de rotina. Limpar a casa, fazer a comida e lavar as roupas são alguns exemplos de serviços diários que devem ser divididos entre os moradores para não sobrecarregar nenhuma das partes.
Mobiliando o lar
O gasto com móveis pode ser bem elevado no início caso o casal não possua nenhuma mobília. Para evitar problemas financeiros os moradores podem optar por montar os cômodos aos poucos dando prioridade aos de maior importância. Um bom começo seria a cozinha, quarto e banheiro que são locais essenciais de uma moradia.